RESERVA 51 + MrTABLE apresentam:



As oito regras da
CACHAÇA ENVELHECIDA
Em dúvida sobre como degustar sua Reserva 51? Listamos os melhores modos de saborear a bebida
A oferta cada vez maior de cachaças sofisticadas tem levado muito gente a repensar a forma de consumir essas bebidas, em especial as envelhecidas. “Hoje temos rótulos de qualidade que podem ser apreciados como se fossem whiskeys, conhecidos por todo aquele ritual na hora do consumo, com o intuito de realçar suas notas”, diz Marcelo Serrano, mixologista oficial da Reserva 51. A marca dispõe de três rótulos em linha, que repousam em barris de carvalho americano, europeu e amburana, em combinações e períodos variados. Qual é a melhor maneira de apreciar cada um deles? Consulte o guia a seguir e saúde! reserva51.com.br

REGRA 1: TESTE NOVAS RECEITAS
Mixologista oficial da Reserva 51 e coordenador da Companhia de Gastronomia e Cultura, dona de bares como o Veríssimo, em São Paulo, Marcelo Serrano tem se desdobrado para criar novos drinks com a bebida. Simples de fazer, um deles foi batizado de say my name. Incluído na carta do Veríssimo, combina Reserva 51, bitter italiano, licor de Marasquino e pepino. Outro cocktail inventado por ele é o tikipira. Refrescante, une Reserva 51 Única, xarope de maçã verde, suco de limão, água com gás, bitter, canela em pau e um ramo de hortelã.
REGRA 2: INCREMENTE A CAIPIRINHA
Em geral preparada com cachaça branca, a caipirinha feita com rótulos envelhecidos ganha maior complexidade. “A madeira da bebida garante notas mais intensas, maior doçura e coloração”, explica Serrano. Se for optar pela caipirinha clássica, a de limão, lembre-se de usar o medidor para despejar exatamente 60 mililitros de cachaça, não macere demais a fruta, capriche no gelo e não exagere no açúcar. As versões com frutas como morango, maracujá e tangerina também harmonizam bem com as envelhecidas.


REGRA 3: SIRVA PURA E AMBIENTE
É a forma mais indicada para iniciar uma degustação dos rótulos da Reserva 51. Repare como a bebida desce suavemente e o álcool não agride o paladar.
REGRA 4: ADICIONE UMAS GOTAS D`ÁGUA
Assim como qualquer single malt, a cachaça envelhecida ganha novos contornos com umas simples gotinhas de água. “Com umas cinco a bebida já apresenta vários novos aromas e sabores”, ensina o mixologista oficial da cachaça Reserva 51.
REGRA 5: EXAGERE NO GELO
Há quem prefira tomar a cachaça com uma ou várias pedras de gelo. “Diluída e resfriada, a bebida aparenta ter menos impacto da madeira e menos álcool”, diz Marcelo Serrano.
REGRA 6: SIRVA COM UM GELO GRANDE
Para quem planeja degustar a Reserva 51 lentamente, recomenda-se um gelo grande, que ocupe quase todo o copo. Assim a bebida se mantém fria por mais tempo, mas pouco dilui.

